segunda-feira, 18 de maio de 2015

Viagem.

As ciências são cartas de um baralho infinito...! A psicologia, a física, filosofia, biologia...! Afinal , tudo esta no mesmo cesto azul, na palma de Einstein, na concha do universo. No papo louco De Bar, sabemos que os passos desses gigantes são raros, mas desaguam em outras fontes , e formam assim um rio de prata. E a música? As escalas, o pentagrama, tudo harmoniosamente elaborado por quem tem nas mãos o talento de tocar com a alma o corpo fluído. E sinto-me gigante na carapuça instantânea que me atira à esse universo plenamente movimentado. Sinto-me como no filme de stanley kubrick, que defere um golpe mordaz no final, que é o incio, o nascimento do ser, sempre, num remar constante Nietzschiano. No papo do bar que me serve da bebida da curiosidade é um amigo muito perspicaz, que não perdeu a razão, quando perdeu todo o dinheiro, vil dinheiro. Esse nome que nos serve, não serve de identidade, somos duas pessoas conjecturando as possibilidades. Enraizado na forma pragmática sociável, em relações seguras, num mundo de animais, buscando a liberdade como fim comum. Chegamos a conclusão que o bem, nasce da preocupação com o próprio bem, já que angariamos tanto esse espaço raro da paz. Talvez num mundo de paz conseguiremos confraternizar os ganhos realmente salutares. A arte é uma das molas propulsoras do desenvolvimento, é a loucura que foge da alinhamento. É a filosofia quebrando conceitos, parâmetros. O meu amigo, "astronauta de mármore", recebe na casa dele um Religioso, e os dois conversam horas e horas, e a cada qual a carta certa volta ao baralho da essência maior. Há mentes que acoplam o todo do ser, em um cérebro aberto à divindade, pois essa não é excluída, já que os passos, não mais misteriosos são dados desde tenra idade, quando muitos nem mesmo ouviram a velha ciência falar. Na arte nasce a centelha luminosa, e eclode-se em raios de Mozart, nos traços de Da Vinci, no código de ouro, e enfim, na simplicidade da beleza, que da natureza, nós copiamos e redescobrimos a perfeição! ives vietro

7 comentários:

  1. Viagem nas sua palavras...muitcho loko hehehe
    Abçs, amigo Ives!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma viagem mental com passageiros e tripulantes de um alto nível! Há recursos heróicos com enorme poder de transformação do ser.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela viagem em sua visão. As ciências nos deram as melhores coisas da vida.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Tanta gente talentosa por ai que passam pela nossa vida, e só precisam de uma oportunidade assim como os grandes cientistas tiveram e marcarem tb a nossa história.

    Um lindo dia pra vc =)

    ResponderExcluir
  5. As ciências e as artes
    As artes e a ciência
    P que vemos, tocamos, sentimos e o além
    Um baralho infinito
    Etceteras
    Adorei o definir poético:
    Tudo esta no mesmo cesto azul
    Na concha do universo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ives..."é na mesa de um bar que se engana a razão, que se sofre demais, que se perde perdão..." nada mais gostoso do que filosofar sabendo que a verdade absoluta está sempre fora do nosso alcance...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Na viagem do meu post, seu comentário, dos livros, filmes e dores que são parte do que somos e da vida, adorei e concordo com a frase do pop A culpa é das estrelas:
    "A dor precisa ser sentida"
    Abraços e muitas memórias ;)

    ResponderExcluir